sábado, 17 de junho de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável - Contrapartida - 13


Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

Para encerrar uma série de 28 Oficinas de Arte Sustentável, em Contrapartida ao Projeto Articulando o Reciclável - aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e que conta com apoio da COPEL, estou realizando as últimas quatro no Centro de Capacitação de Artes Guido Viaro, em Curitiba, Paraná.



Articulando o Reciclável
InterAtividade - Composições e Interferências Visuais
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Oficina em Contrapartida - 13

No Centro de Capacitação de Artes Guido Viaro, além de uma pequena exposição (de 07 a 23 de junho de 2017) com obras de Arte Sustentável, de minha autoria, foram agendadas duas Oficinas de InterAtividade - Composições e Interferências Visuais (09 de junho de 2017) e duas de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora (09 e 23 de junho de 2017).















As duas Oficinas de InterAtividade - Composições e Interferências Visuais foram direcionadas ao público infantojuvenil (7 a 13 anos) dos períodos da manhã e da tarde. A primeira Oficina de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora foi aberta aos adolescentes do Curso de Teatro e a segunda será para os alunos do curso de arte para Formação de Docentes (Magistério). Clique nas fotos para aumentar o tamanho de visualização!




















Para melhor apreciação do excelente resultado das Oficinas, optei por duas postagens. Hoje publico a seleção de trabalhos criados pelos oficinandos infantojuvenis na OficinAtividade InterAtividade - Composições e Interferências Visuais. William Sene é o único jovem-adulto presente, pois acompanhava o irmão pequeno (de sete anos) no primeiro dia de aula. Na próxima postagem vou trazer uma seleção de textos produzidos nas duas Oficinas de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora.




Bem, as crianças sempre ficam muito eufóricas com a divertida e original oficina e eu nem sempre consigo registrar tudo o que fazem. Quando me dou conta, já desconstruíram o primeiro trabalho antes de fotografar. Assim, sempre acaba ficando algo para trás e ou trabalhos sem a autoria. Desta vez, a professora Giselle, do CECA Guido Viaro, também fotografou e caso tenha alguma foto inédita, eu acrescento.


InterAtividade - Composições e Interferências Visuais é uma arte-atividade imediata, onde o espectador (criança ou adulto), conforme a sua sensibilidade e ousadia, cria, transforma, constrói e desconstrói uma história gráfica e plástica ao interagir com diversas imagens aleatórias e em total liberdade para inserir também, em sua arte visual, textos poéticos, mensagens, protestos etc.


O resultado é uma arte (imagem/texto) divertida, dinâmica e original. Uma atividade lúdica, ousada, sem compromisso com normas e regras, onde o que conta é a criatividade. É a arte espontânea ao alcance de todos, amadores ou profissionais que buscam exercitar a interferência e a composição na Arte Sustentável. Para esta OficinAtividade foi utilizado o meu Banco de Imagens.

*

NOTA: Saiba mais sobre o Projeto Articulando o Reciclável neste link AQUI. Para conhecer o resultado de cada uma das 28 Oficinas em Contrapartida é só consultar o Arquivo do Blog (à direita) e ou clicar nos links da Biblioteca Pública do Paraná: Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora; Interatividade - Composições e Interferências Visuais; do Hospital de Clínicas - UFPR: Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados; Poesia Aleatória Reciclando a Palavra Jogada Fora; Brinquedos e Bonecos Lúdicos - Hemato Oncologia; Brinquedos e Bonecos Lúdicos - CEI - Pipa Encantada; do Centro Metropolitano Psiquiátrico: Poesia Aleatória - 1; Poesia Aleatória - 2; Poesia Aleatória - 3; InterAtividade; Brinquedos Lúdicos; da COPEL: Dia da Família na Copel.

Para conhecer alguns trabalhos feitos nas oficinas oficiais no Centro Juvenil de Artes Plásticas-CEJAP e na Biblioteca Pública do Paraná-BPP, clique em CJAP 1; CJAP 2; CJAP 3; CJAP 4; CJAP 5; e em Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora e Interatividade – Composições e Interferências Visuais.


Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário