segunda-feira, 19 de junho de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável: Oficina no CJAP - 4


Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

O Projeto Articulando o Reciclável foi criado em 2014/2015 com o propósito de oferecer ao público infantojuvenil alternativas para a criação de Arte Sustentável de qualidade, através de Oficinas Lúdicas de Reciclagem (incluindo poesia), utilizando material considerado lixo. Inscrito em Projetos de Leis de Incentivo, o Articulando o Reciclável foi aprovado em 2016, no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná, para ser realizado no Centro Juvenil de Artes Plásticas - CJAP, em Curitiba, Paraná-PR, e no Setor Infantil da Biblioteca Pública do Paraná - BPP



Articulando o Reciclável
Boneco Articulado
Centro Juvenil de Artes Plásticas - CJAP
Oficina 04

O Projeto Articulando o Reciclável, que conta com o apoio integral da COPEL, teve inicio em 08 de março de 2017, com exposição, aos oficinandos, de Obras Sustentáveis criadas por mim e exibição de vídeos e de acervo (com centenas de fotos) de Arte Sustentável produzida em todo o mundo..., e encerra suas aulas semanais em 30 de junho de 2017.

Nos quatro meses de intensa atividade, os oficinandos (alguns com necessidades especiais) experimentaram as mais diversas possibilidades de produzir Arte Sustentável, reutilizando papel, isopor, latas, embalagens plásticas, sobras de papelão, caixa de fósforos etc. Como nem todos gostaram do resultado das suas criações, aqui só serão postados os trabalhos aprovados por eles.


Acompanhe, em várias postagens, uma breve mostra das criações dos jovens oficinandos. Nesta quarta publicação trago uma seleção de fotos do gracioso Boneco Articulado NAPIAR, criado pelo jovem Natan Pinheiro Arruda, de 12 anos, com Caixa de Fósforos, sobras de Papel Paraná, Papelão Ondulado e Fiação Eletrônica.


Boneco Animado NAPIAR
de Natan Pinheiro Arruda, 12 anos













***
Bonecos e Brinquedos Lúdicos Animados.

O propósito é tornar útil o que parece inútil (embalagens e sobras de papel, caixas de fósforos, prendedores de roupa, imãs de geladeira, tubos de papel-toalha e de papel higiênico) em agradáveis e divertidas criações muito animadas, que podem ser usadas em sala de aula ou teatro, como ilustrações ou intérpretes de histórias para todas as idades.

Hoje em dia fala-se muito de reciclagem, principalmente do reaproveitamento de diversas embalagens. No entanto, muita gente ainda não se deu conta da importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar as sobras do que consome. O lixo, para uns, não passa daquilo que está restando, sobrando em casa, e tem de ser deitado fora. O lixo, para outros, é aquilo que é deitado fora, mas que ainda pode ser reutilizado e reciclado. Ou seja, o material que a maioria joga fora pode ser lixo ou tornar-se arte. Depende de quem o joga e de quem descobre um uso para ele. Um momento para o oficinando transformar ludicamente as mais diversas sucatas em Obras de Arte Sustentável e ou Brinquedos e Bonecos Lúdicos.



NOTA: Saiba mais sobre o Projeto Articulando o Reciclável neste link AQUI. Para conhecer o resultado de cada uma das 28 Oficinas em Contrapartida é só consultar o Arquivo do Blog (à direita) e ou clicar nos links da Biblioteca Pública do Paraná: Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora e InterAtividade - Composições e Interferências Visuais; do Hospital de Clínicas - UFPR: Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados; Poesia Aleatória Reciclando a Palavra Jogada Fora; Brinquedos e Bonecos Lúdicos - Hemato Oncologia; Brinquedos e Bonecos Lúdicos - CEI - Pipa Encantada; do Centro Metropolitano Psiquiátrico: Poesia Aleatória - 1; Poesia Aleatória - 2; Poesia Aleatória - 3; InterAtividade; Brinquedos Lúdicos; da COPEL: Dia da Família na Copel; do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro: InterAtividade - Composições e Interferências Visuais.

Para conhecer alguns trabalhos feitos nas oficinas oficiais no Centro Juvenil de Artes Plásticas-CEJAP e na Biblioteca Pública do Paraná-BPP, clique em CJAP 1; CJAP 2; CJAP 3; CJAP 4; CJAP 5; e em Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora e Interatividade – Composições e Interferências Visuais.


*
fotos de joba tridente.2017



Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.