domingo, 11 de junho de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável - Oficina no CJAP - 1

Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

O Projeto Articulando o Reciclável foi criado em 2014/2015 com o propósito de oferecer ao público infantojuvenil alternativas para a criação de Arte Sustentável de qualidade, através de Oficinas Lúdicas de Reciclagem (incluindo poesia), utilizando material considerado lixo. Inscrito em Projetos de Leis de Incentivo, o Articulando o Reciclável foi aprovado em 2016, no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná, para ser realizado no Centro Juvenil de Artes Plásticas - CJAP, em Curitiba, Paraná-PR, e no Setor Infantil da Biblioteca Pública do Paraná - BPP.  


Exposição de Arte Sustentável de Joba Tridente

Articulando o Reciclável
InterAtividade - Composições e Interferências Visuais
Centro Juvenil de Artes Plásticas - CJAP
Oficina 01

O Projeto Articulando o Reciclável, que conta com o apoio integral da COPEL, teve inicio em 08 de março de 2017..., com exposição, aos oficinandos, de Obras Sustentáveis criadas por mim e exibição de vídeos e de acervo (com centenas de fotos) de Arte Sustentável produzida em todo o mundo..., e encerra em 30 de junho de 2017.

Embora a procura pelas Oficinas de Arte Sustentável no CJAP tenha ficado abaixo do previsto, o resultado foi positivo. Nos quatro meses de intensa atividade, os oficinandos (alguns com necessidades especiais) experimentaram as mais diversas possibilidades de produzir Arte Sustentável, reutilizando papel, isopor, latas, embalagens plásticas etc. Como nem todos gostaram do resultado das suas criações, aqui só serão postados os trabalhos que cada um aprovou.


Exposição de Arte Sustentável - Banco de Imagens para a InterAtividade

Acompanhe, em quatro postagens, uma brevíssima seleção das criações dos jovens oficinandos. Nesta primeira publicação trago alguns exercícios de InterAtividade - Composições e Interferências Visuais*, colagem (oculta) de figura humana e caricaturas de memória, feitas nas primeiras aulas.


InterAtividade 
Composições e Interferências Visuais














Para a InterAtividade - Composições e Interferências Visuais, foi utilizado o meu banco de imagens. Na colagem de figuras humanas ocultas e caricaturas de memória,  o reaproveitamento de publicações descartadas.


Figuras Humanas Ocultas












O exercício de colagem da figura humana oculta deve ser feito por grupos de três alunos. Funciona assim: uma folha de papel em branco (de qualquer tamanho) é dobrada em três partes (feito sanfona), para receber, em cada parte, a colagem de uma cabeça, seguida de tronco e pernas. Um dos três oficinandos faz primeiro a cabeça, dobra e passa para o colega fazer o tronco, dobra e passa para o terceiro fazer as pernas. Como nenhum deles sabe o que o outro criou, somente ao final a obra (figurativa e ou abstrata) será apreciada por inteiro.


Caricatura de Memória




Na caricatura de memória, a composição requer uma boa observação e memorização do rosto de quem será caricaturado. Na sequência, é feita a colagem, utilizando qualquer tipo de papel e ou material (sucata), com as principais características. Aqui foram utilizadas publicações descartadas.

*InterAtividade - Composições e Interferências Visuais é uma arte-atividade imediata, onde o espectador (criança ou adulto), conforme a sua sensibilidade e ousadia, cria, transforma, constrói e desconstrói uma história gráfica e plástica ao interagir com diversas imagens aleatórias e em total liberdade para inserir também, em sua arte visual, textos poéticos, mensagens, protestos etc. O resultado é uma arte (imagem/texto) divertida, dinâmica e original. Uma atividade lúdica, ousada, sem compromisso com normas e regras, onde o que conta é a criatividade. É a arte espontânea ao alcance de todos, amadores ou profissionais que buscam exercitar a interferência e a composição na Arte Sustentável.


NOTA: Saiba mais sobre o Articulando o Reciclável neste link AQUI. Para conhecer o resultado de cada uma das 28 Oficinas em Contrapartida é só consultar o Arquivo do Blog (à direita) e ou clicar nos links da Biblioteca Pública do Paraná: Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora; Interatividade - Composições e Interferências Visuais; do Hospital de Clínicas - UFPR: Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados; Poesia Aleatória Reciclando a Palavra Jogada Fora; Brinquedos e Bonecos Lúdicos - Hemato Oncologia; Brinquedos e Bonecos Lúdicos - CEI - Pipa Encantada; do Centro Metropolitano Psiquiátrico: Poesia Aleatória - 1; Poesia Aleatória - 2; Poesia Aleatória - 3; InterAtividade; Brinquedos Lúdicos; da COPEL: Dia da Família na Copel; do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro (em breve).

Exposição de Arte Sustentável de Joba Tridente
*
fotos de joba tridente.2017
  

Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário