terça-feira, 30 de maio de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável - Contrapartida - 12

Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

Todo Projeto Cultural contemplado com patrocínio público e ou privado, tem as suas Contrapartidas legais. Até o encerramento, em 30 de junho de 2017, o Projeto Articulando o Reciclável - aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e que conta com apoio da COPEL, terá cumprido um número (creio que inédito!) de 28 Contrapartidas, num total aproximado de 70 h/a, para um público estimado em 700 pessoas.  Nada mal..., como comprovam os resultados publicados aqui.

foto: COPEL
Articulando o Reciclável
Dia da Família Copel
Copel - Companhia Paranaense de Energia
Oficina em Contrapartida - 12

Seguindo para a reta final, as penúltimas Oficinas em Contrapartida: Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados aconteceram na sede da COPEL - Companhia Paranaense de Energia, empresa que acreditou e apoiou totalmente o Projeto Articulando o Reciclável, nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio, durante o evento Dia da Família na Copel, que reuniu 477 funcionários e familiares da COPEL.


Na COPEL, além da realização de uma breve exposição, com expressivos trabalhos articulados, que criei nos últimos 22 anos de Oficineiro Cultural de Arte Sustentável, e que as crianças tinham liberdade de manipular, orientei a Oficina de Bonecos de Caixa de Fósforos.





Com as crianças (entre 3 e 12 anos) se movimentando entre tantas atividades, dentro e fora da sala de Oficina, infelizmente nem sempre foi possível fotografar ou sequer pegar os nomes delas, já que tinha que dar atenção a quem chegava e a quem estava criando. Nem consegui direito dar um tchau!, para quem saía feliz com o seu Boneco Articulado na mão.





Foram produzidos excelentes Bonecos Articulados com Caixa de Fósforos. O que foi possível registrar você aprecia aqui.





No último dia o pai de Isabela Marcon Prado deu uma ideia genial, que vou usar nos próximos eventos: a criança escrever o próprio nome, abaixo do brinquedo, para eu fotografar.

 * 
Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados

Além de tornar útil o que parece inútil (embalagens, sobras de papel, caixas de fósforos, prendedores de roupa, tubos de papel-toalha e de papel higiênico, cd, carretel plástico de linha etc) em agradáveis e divertidas criações muito animadas, a Oficina de Bonecos e Brinquedos Lúdicos Articulados ativa a memória visual e a coordenação motora, estimula a agilidade e a organização lúdico-espacial, e desenvolve o raciocínio, a concentração e a criatividade das pessoas dispersas.

Fita Acrobática: papel crepom, jornal, barbante. Disco Voador: cd/dvd, tampa e embalagem plástica, fio de nylon, barbante. Boneco de Caixa de Fósforos: caixa de fósforos, publicações, fecho de embalagem de pão. Pião e Disco Voador: cd/dvd, tampas plásticas, bola de gude, fio de nylon.

*
fotos de Joba Tridente.2017 



Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário