terça-feira, 23 de maio de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável - Contrapartida - 11

Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

Na manhã de sábado, 20 de maio de 2017, realizei a segunda Oficina de InterAtividade - Composições e Interferências Visuais, no Setor Infantil da Biblioteca Pública do Paraná, fechando um calendário de quatro OficinAtividades na instituição (18 de março e 08 de abril de 2017 e 29 de abril e 20 de maio de 2017). As duas primeiras foram de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora, cujos poemas, criados pelas crianças e seus acompanhantes, podem ser conferidos aqui: Contrapartida - 9.


As duas OficinAtividades Sustentáveis (InterAtividade - Composições e Interferências Visuais e Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora) integram o Projeto ARTICULANDO O RECICLÁVEL, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, e conta com o apoio da COPEL.


Articulando o Reciclável
InterAtividade - Composições e Interferências Visuais
Biblioteca Pública do Paraná - Setor Infantil
Oficina em Contrapartida - 11

InterAtividade - Composições e Interferências Visuais é uma arte-atividade imediata, onde o espectador (criança ou adulto), conforme a sua sensibilidade e ousadia, cria, transforma, constrói e desconstrói uma história gráfica e plástica ao interagir com diversas imagens aleatórias e em total liberdade para inserir também, em sua arte visual, textos poéticos, mensagens, protestos etc.


O resultado é uma arte (imagem/texto) divertida, dinâmica e original. Uma atividade lúdica, ousada, sem compromisso com normas e regras, onde o que conta é a criatividade.




É a arte espontânea ao alcance de todos, amadores ou profissionais que buscam exercitar a interferência e a composição na Arte Sustentável.





Aqui você conhece uma seleção dos melhores trabalhos realizados individualmente pelas crianças e ou com a ajuda de seus pais e ou acompanhantes, nos dois sábados.







A garota Mariane Augusta da Silva (8 anos), esteve presente apenas no primeiro sábado (29.04.2017) e, apesar de ter me dito que era mais fácil fazer poemas aleatórios (confira o que ela compôs aqui) do que arte aleatória, interagiu muito bem com a nova e original plataforma artística sustentável. Veja abaixo.






Mas não foi só ela que “brincou” bastante com as imagens, criando obras engraçadas, surreais, poéticas. No sábado (20.05.2017) a vez foi dos irmãos Caio e Fernando Severo.












Para as crianças de 4 a 5 anos, além de muito divertida, a InterAtividade também auxilia na compreensão do mundo ao redor, já que as imagens e os recortes (geralmente!) as fazem pensar na relação entre animais e o meio ambiente, objetos e homens e ou cidades etc. O que não quer dizer que estivessem preocupadas com isso..., fazendo sentido ou não, a maioria queria mesmo é “colar” as figuras no painel.












No vai e vem criativo da garotada e de adultos acompanhantes, diante dos painéis e do banco de imagens aleatórias, é bem capaz que tenha deixado de fotografar um ou outro trabalho.






Alguns frequentadores do Setor Infantil da BPP, também circularam pelo espaço, criaram e desapareceram antes que pudesse pegar os nomes para os créditos nas composições. Portanto, se você for um dos “anônimos”, entre em contato, para a devida correção.



NOTA: Como pode ser conferido em postagens anteriores, paralelamente às Oficinas no Centro Juvenil de Artes Plásticas, em Curitiba, realizei diversas Oficinas de Arte Lúdica e Literatura Sustentável, em Contrapartida ao Projeto Articulando o Reciclável, para pacientes e profissionais da área de saúde do Centro Psiquiátrico Metropolitano de Curitiba e do Hospital de Clínicas de Curitiba. No Centro de Artes Guido Viaro, as Oficinas para crianças e adultos acontecerão no mês de junho de 2017. 



Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário