domingo, 14 de maio de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável - Contrapartida 10


Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

O Projeto Articulando o Reciclável foi criado em 2014/2015 com o propósito de oferecer ao público infantojuvenil alternativas para a criação de Arte Sustentável de qualidade, através de Oficinas Lúdicas de Reciclagem (incluindo literatura). Inscrito em Projetos de Leis de Incentivo, foi aprovado em 2016 no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e conta com o apoio integral da COPEL. Conheça o Projeto Original.



Articulando o Reciclável
Centro Educacional Infantil - Pipa Encantada
do Hospital de Clínicas - UFPR
Oficina em Contrapartida - 10

Em Contrapartida ao meu Projeto Articulando o Reciclável, paralelamente às Oficinas Oficiais, no Centro Juvenil de Artes Plásticas, em Curitiba, tenho realizado Oficinas de Arte Lúdica e Literatura Sustentável para público diversificado: pacientes e profissionais da área de saúde do Centro Psiquiátrico Metropolitano de Curitiba; profissionais da área de saúde do Hospital de Clínicas de Curitiba; terapeutas e crianças em tratamento no setor Hemato-Oncodo Hospital de Clínicas/UFPR, público infantojuvenil da Biblioteca Pública do Paraná e para as crianças no Dia da Família na Copel (em breve as fotos). Nos dias 9 e 26 de junho, no Centro de Artes Guido Viaro onde, de 7 a 26 de junho de 2017, exponho algumas peças de Arte Sustentável, Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados, criados por mim, e participo do bate-papo Te Encontro no Guido.


Com apreço imenso a Regina Célia Tanaka Nunes, Coordenadora do Comitê de Humanização do CHC-UFPR, e Danielle Dangui Dall’Agnol, Psicóloga Organizacional do CHC-UFPR, pelo acolhimento do Projeto Articulando o Reciclável, organização e direcionamento das Oficinas de Arte Lúdica e Sustentável..., na manhã do dia 6 de maio de 2017, orientei a quarta e última Oficina de Contrapartida agendada com o Hospital de Clínicas - UFPR, em Curitiba. 





Participaram da Oficina de Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados as professoras do Centro Educacional Infantil - Pipa Encantada, mantido pelo HC-UFPR. Deste sábado muito produtivo você confere a seleção de alguns trabalhos.



















***
Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados

Além de tornar útil o que parece inútil (embalagens, sobras de papel, caixas de fósforos, prendedores de roupa, tubos de papel-toalha e de papel higiênico, cd, carretel plástico de linha etc) em agradáveis e divertidas criações muito animadas, a Oficina de Bonecos e Brinquedos Lúdicos Articulados ativa a memória visual e a coordenação motora, estimula a agilidade e a organização lúdico-espacial, e desenvolve o raciocínio, a concentração e a criatividade das pessoas dispersas.

Fita Acrobática: papel crepom, jornal, barbante. Disco Voador: cd/dvd, tampa e embalagem plástica, fio de nylon, barbante. Boneco de Caixa de Fósforos: caixa de fósforos, publicações, fecho de embalagem de pão. Pião e Disco Voador: cd/dvd, tampas plásticas, bola de gude, fio de nylon.


*
fotos de Joba Tridente.2017


 ***

Comitê de Humanização do Hospital de Clínicas
Regina Célia Tanaka Nunes

O Hospital de Clínicas possui um Comitê de Humanização atuante, que  constitui-se como um Colegiado e define-se como espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a disseminar a  Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão da Saúde - PNH. Tem como principal objetivo ampliar o diálogo na construção de um processo permanente de mudança da cultura organizacional, promovendo o respeito e a dignidade aos usuários e trabalhadores da saúde.

O Comitê é composto por profissionais representantes de diversas áreas e propõe ações para rever processos de trabalho, fomentando a cogestão, produzindo o protagonismo e a co-responsabilização dos sujeitos envolvidos nos processos de produção de saúde. O propósito desta política vem de encontro ao novo modelo de gestão.

As ações conduzidas pelo Comitê impulsionam a constante melhoria da qualidade e a concretização das metas que fazem parte da missão institucional, oportunizando um processo de aperfeiçoamento permanente.

Trabalha com ações com foco no paciente, como acolhimento aos pacientes e familiares; adequação e ampliação do horário de visita; elaboração de folder com orientações; melhoria no atendimento; Datas Comemorativas; Projeto Posso Ajudar; Recreação; Projeto Amigo Bicho; Oficinas de Brinquedos Recicláveis etc.   Foram apresentadas, também, ações voltadas à valorização do trabalhador, como homenagens a funcionários aposentados e aniversariantes; organização de rodas de conversa; melhorias no ambiente físico de trabalho; abertura para receber sugestões e ouvidoria.

O Programa de Escolarização Hospitalar também está vinculado ao Comitê de Humanização, onde temos professoras cedidas pela Secretaria Municipal e Estadual de Educação. O Comitê realiza também eventos com temas relacionados à Humanização.

Regina Célia Tanaka Nunes é Coordenadora do Comitê de Humanização do CHC/UFPR. Contato: (41)3360.1879




Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário