sábado, 25 de março de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável: Contrapartida - 8

Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

O Projeto Articulando o Reciclável foi criado em 2014/2015 com o propósito de oferecer ao público infantojuvenil alternativas para a criação de Arte Sustentável de qualidade, através de Oficinas Lúdicas de Reciclagem (incluindo literatura). Inscrito em Projetos de Leis de Incentivo, foi aprovado em 2016 pelo PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná*.

Articulando o Reciclável
Hospital de Clínicas de Curitiba - Hemato-Onco
Oficina em Contrapartida - 8

Em Contrapartida ao meu Projeto Articulando o Reciclável, paralelamente às Oficinas Oficiais, no Centro Juvenil de Artes Plásticas, em Curitiba, estou realizando Oficinas de Arte Lúdica e Literatura Sustentável para público diversificado: pacientes e profissionais da área de saúde do Centro Psiquiátrico Metropolitano de Curitiba; profissionais da área de saúde do Hospital de Clínicas de Curitiba; público infantojuvenil da Biblioteca Pública do Paraná. No aguardo de confirmação das datas do Hospital do Idoso Zilda Arns e do Centro de Artes Guido Viaro, continuo cumprindo calendário. No dia 10 de março de 2017, orientei Oficina para terapeutas e crianças em tratamento no setor Hemato-Onco do Hospital de Clínicas/UFPR, de Curitiba, e no dia 18 de março de 2017, a primeira InterAtividade de Poesia Aleatória no setor infantil da Biblioteca Pública do Paraná (veja e leia em breve).




A carga horária das crianças do Hemato-Onco foi de duas horas, para evitar a fadiga, e elas escolheram o que fazer. 



Tempo curto mas suficiente para a produção de diversas Fitas Acrobáticas, Bonecos de Caixa de Fósforos e Kinematoscópios.


Brinquedos e Bonecos Lúdicos Articulados

Além de tornar útil o que parece inútil (embalagens, sobras de papel, caixas de fósforos, prendedores de roupa, tubos de papel-toalha e de papel higiênico, cd, carretel plástico de linha etc) em agradáveis e divertidas criações muito animadas, a Oficina de Bonecos e Brinquedos Lúdicos Articulados ativa a memória visual e a coordenação motora, estimula a agilidade e a organização lúdico-espacial, e desenvolve o raciocínio, a concentração e a criatividade das pessoas dispersas.

Fita Acrobática: papel crepom, jornal, barbante. Disco Voador: cd/dvd, tampa e embalagem plástica, fio de nylon, barbante. Boneco de Caixa de Fósforos: caixa de fósforos, publicações, fecho de embalagem de pão. Boneco de Carretel: carretel plástico (de costura), panos, botões, bola de isopor, espetinho. Boneco Sobe e Desce: rolo de papel higiênico, espetinho e barbante. Pião: cd/dvd, tampa plástica e bola de gude.

 Nota: As crianças não podem ser fotografadas.


Articulando o Reciclável

*O Projeto Articulando o Reciclável, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná, e que conta com o apoio integral da COPEL, está sendo realizado no Centro Juvenil de Artes Plásticas - CJAP (Rua Mateus Leme 56 - Centro - Curitiba-PR. Tel: 41.3323.5643 ou 41.3223.3805). Conheça o Projeto Original.

*****
  

Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário