domingo, 12 de fevereiro de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável - Contrapartida - 3


Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

O Projeto Articulando o Reciclável foi criado em 2014/2015 com o propósito de oferecer ao público infantojuvenil alternativas para a criação de Arte Sustentável de qualidade, através de Oficinas Lúdicas de Reciclagem (incluindo poesia), utilizando material considerado lixo. Inscrito em Projetos de Leis de Incentivo, foi aprovado em 2016. Nesses dois anos em que passou “hibernando” (leia o Projeto Original), evoluiu, agregou novas ideias e agora, numa vivência muito além dos cursos tradicionais de arte, propõe aos oficinandos, inclusive adultos, não apenas criar, mas questionar a Arte..., discutindo os seus limites e linguagens.



Articulando o Reciclável
Centro Psiquiátrico Metropolitano de Curitiba
Oficina em Contrapartida - 3

No período de março a junho de 2017 vou orientar no Centro Juvenil de Artes Plásticas - CJAP (Rua Mateus Leme 56 - Centro - Curitiba-PR. Tel: 41.3323.5643 ou 41.3223.3805), as Oficinas de Arte Sustentável que integram o Projeto Articulando o Reciclável aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e que conta com o apoio integral da COPEL.


Por enquanto, em Contrapartida, sigo realizando Oficinas de Arte Lúdica e Literatura Sustentável para profissionais do Hospital de Clínicas de Curitiba e para pacientes e profissionais do Centro Psiquiátrico Metropolitano de Curitiba. Em abril será a vez da criançada e bibliotecários da Biblioteca Pública do Paraná.




Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2017 realizei quatro, das dezesseis Oficinas de Arte e Literatura Sustentável programadas para o Centro Psiquiátrico Metropolitano de Curitiba. Estas Oficinas, muito bem recebidas pelos profissionais da área médica da instituição de saúde e pelos jovens, se necessário, poderão ser ampliadas até a finalização do Projeto Articulando o Reciclável, em junho de 2017.




Na manhã e tarde do dia cinco de fevereiro de 2017, no Centro Psiquiátrico Metropolitano de Curitiba, adolescentes e profissionais da saúde, por pouco mais de uma hora, ouviram sobre o processo criativo da Oficina de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora, (que ativa a memória visual e a coordenação motora; estimula a agilidade e a organização poético-espacial; desenvolve o raciocínio, a concentração e a criatividade das pessoas dispersas; auxilia na ampliação do vocabulário e é eficiente da pré-educação à pós-graduação), assistiram a uma apresentação de Poesia Visual, que foca a tragédia do dia 11 de setembro de 2001 nos EUA e, na sequência criaram alguns textos, a partir do meu Banco de Palavras.





Nos próximos (três) encontros os jovens (cerca de trinta, atendidos em dois períodos) começarão a formatar os seus próprios Bancos de Palavras para então criar novos poemas, textos, mensagem etc.




Com o tempo curto para apresentação e atividade, não me foi possível analisar e nem discutir poeticamente nenhuma composição. No entanto, na edição das fotos, pude perceber a força dos textos que você lê nesta breve seleção e lerá nas entrelinhas daqueles que publicarei futuramente. Já imagino que a jornada poderá ser de grande aprendizado e com resultado imprevisível! A primeira coisa que aprendi com uma das pessoas que frequenta o CAPS é que existe um estilo musical chamado Depressive Suicidal Black Metal (DSBM).



Os jovens (entre 12 e 17 anos) não podem ser fotografados, por isso o registro apenas das suas composições poéticas e do local. Quanto aos créditos, optei apenas pelo prenome ou pseudônimo.
  

Nota: Para entrar em contato com Joba Tridente para entrevistas e ou informações sobre as Oficinas Culturais do Projeto Articulando o Reciclável: jobatridente@hotmail.com e ou 41:3319.1314.


Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário