domingo, 5 de fevereiro de 2017

Joba Tridente: Articulando o Reciclável - Contrapartida - 1


Articulando o Reciclável
orientador Joba Tridente

O Projeto Articulando o Reciclável foi criado em 2014/2015 com o propósito de oferecer ao público infantojuvenil alternativas para a criação de Arte Sustentável de qualidade, através de Oficinas Lúdicas de Reciclagem (incluindo poesia), utilizando material considerado lixo. Inscrito em Projetos de Leis de Incentivo, foi aprovado em 2016 no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná e conta com o apoio integral da COPEL.

Nesses dois anos em que passou “hibernando” (leia o Projeto Original), evoluiu, agregou novas ideias e agora, numa vivência muito além dos cursos tradicionais de arte, propõe aos oficinandos, inclusive adultos, não apenas criar, mas questionar a Arte..., discutindo os seus limites e linguagens.


Articulando o Reciclável
Hospital de Clínicas de Curitiba
Oficina em Contrapartida - 1

Enquanto as oficinas que vou orientar no período de março a junho de 2017, não têm início no Centro Juvenil de Artes Plásticas - CJAP (Rua Mateus Leme 56 - Centro - Curitiba-PR. Tel: 41.3323.5643 ou 41.3223.3805), e nos meses de março e abril na Biblioteca Pública do Paraná, estou realizando as Oficinas em Contrapartida ao Projeto Articulando o Reciclável.


As primeiras Oficinas Extras serão realizadas no Hospital de Clínicas de Curitiba (3 e 10 de fevereiro e 10 de março e 6 de maio de 2017) e no Centro Psiquiátrico Metropolitano de Curitiba (6 e 7, 12 e 13, 19 e 20 de fevereiro e 6 e 7 de março de 2017). Estas Oficinas, se necessário, poderão ser ampliadas nas duas Instituições de Saúde até a finalização do Projeto Articulando o Reciclável, em junho de 2017. 


Em 3 de fevereiro de 2017 realizei na sede do Hospital de Clínicas a Oficina de Bonecos e Brinquedos Lúdicos Articulados para os profissionais que trabalham na Terapia Ocupacional, Comitê de Qualidade de Vida do Trabalhador e Voluntários do Hospital de Clínicas da UFPR: #hcufpr #ebserh #reciclagem




Foi um dia bastante produtivo. Os oficinandos criaram Cobras Articuladas, Bonecos de Caixa de Fósforos e de Prendedores de Roupa, Discos Voadores, Fitas Acrobáticas e muito mais. No dia 10 de fevereiro, também no Hospital das Clínicas, será a vez da Oficina de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra Jogada Fora.



Comitê de Humanização do Hospital de Clínicas
Regina Célia Tanaka Nunes

O Hospital de Clínicas possui um Comitê de Humanização atuante, que  constitui-se como um Colegiado e define-se como espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a disseminar a  Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão da Saúde - PNH. Tem como principal objetivo ampliar o diálogo na construção de um processo permanente de mudança da cultura organizacional, promovendo o respeito e a dignidade aos usuários e trabalhadores da saúde.

O Comitê é composto por profissionais representantes de diversas áreas e propõe ações para rever processos de trabalho, fomentando a cogestão, produzindo o protagonismo e a co-responsabilização dos sujeitos envolvidos nos processos de produção de saúde. O propósito desta política vem de encontro ao novo modelo de gestão.

As ações conduzidas pelo Comitê impulsionam a constante melhoria da qualidade e a concretização das metas que fazem parte da missão institucional, oportunizando um processo de aperfeiçoamento permanente.

Trabalha com ações com foco no paciente, como acolhimento aos pacientes e familiares; adequação e ampliação do horário de visita; elaboração de folder com orientações; melhoria no atendimento; Datas Comemorativas; Projeto Posso Ajudar; Recreação; Projeto Amigo Bicho; Oficinas de Brinquedos Recicláveis etc.   Foram apresentadas, também, ações voltadas à valorização do trabalhador, como homenagens a funcionários aposentados e aniversariantes; organização de rodas de conversa; melhorias no ambiente físico de trabalho; abertura para receber sugestões e ouvidoria.

O Programa de Escolarização Hospitalar também está vinculado ao Comitê de Humanização, onde temos professoras cedidas pela Secretaria Municipal e Estadual de Educação. O Comitê realiza também eventos com temas relacionados à Humanização.

Regina Célia Tanaka Nunes é Coordenadora do Comitê de Humanização do CHC/UFPR. Contato: (41)3360.1879.


Joba Tridente é artista gráfico e artista plástico, escritor de verso e prosa, crítico de cinema e cineasta, fazedor de brinquedos e criador de bonecos articulados, oficineiro cultural, há 22 anos. Produz Arte Sustentável desde os anos 1980. Currículo completo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário